sábado, 5 de julho de 2014

Salada de Quinoa

E aí eu decidi aos poucos comer de forma mais saudável. Pena que as coisas ainda são tão caras.

Eu experimentei pela primeira vez a quinoa na viagem que fizemos de moto (Argentina - Chile - Uruguai) e adorei. Eu comi na forma da Salada.
Então decidi preparar

Fonte

Como fiz:

Preparei a quinoa igual ao arroz, com a mesma medida de água.
Depois de cozida (atenção pois tem que apresentar um filete branco ao redor do grão da quinua), eu coloquei um pouco de azeite de oliva, cebola, tomate e cheiro verde.
Ficou ótimo, 1 xícara rendeu bastante, e ficou super saboroso e saudável. Faça

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pão laminado

pao-laminado
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/aguanaboca/2014/05/21/entradinha-crocante-pao-laminado/


Ingredientes
350ml de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva
7g de fermento fresco
10g de sal (1 1/2 colher de chá)
560g de farinha de trigo (4 xícaras de chá)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (para pincelar a massa)
Preparo
1• Numa tigela coloque água, azeite de oliva, fermento fresco, sal e farinha de trigo e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 2 horas.
2• Retire o filme plástico e pincele 1 colher de azeite na parte de cima da massa. Com as mãos sove a massa até incorporar bem o azeite. Cubra com um pano seco e deixe descansar por 10 minutos. Retire o pano e novamente pincele a parte de cima da massa com 1 colher (sopa) de azeite e sove-a até incorporar bem o azeite na massa e deixe descansar por 10 minutos. Repita este procedimento mais uma vez (de pincelar azeite e sovar) e aguarde mais 30 minutos coberto com um pano. Divida a massa em 6 partes iguais (150g cada uma), faça bolinhas, cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos até dobrar de volume.
3• Depois deste tempo, em uma superfície e com um rolo, abra bem cada bola de massa até que fiquem bem fininhas. Transfira cada massa para o fundo de uma assadeira do tamanho que tiver (o tamanho do fundo da assadeira vai determinar o tamanho do pão laminado). Passe levemente 1 fio de azeite na superfície da massa e polvilhe o sabor que desejar: sal grosso, gergelim, páprica, alecrim, queijo parmesão ralado ou outra erva que desejar.
4• Leve a assadeira ao forno médio preaquecido a 200ºC por 10 a 15 minutos (ou até que a massa fique levemente dourada).


PS: Eu não consegui abrir com o rolo, pareceu meio grudento ainda. O que eu fiz foi abrir com a mão na forma mesmo, ele segura, não é tão difícil. Mas quanto mais fininho, mais gostoso

Crepioca

Já tinha visto muita gente falando dessa crepioca, e ontem tive a "coragem" de fazer.
Super simples, fácil e rápido

Ingredientes da massa:
1 ovo
2 colheres de sopa de goma de tapioca (ou polvilho doce ou azedo e não precisa hidratar - Eu usei polvilho azedo)
1 colher de sopa de água
1/2 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional, pode usar qualquer outra semente/farinha saudável ou não usar)
Pitada de sal

Bate tudo com garfo ou fouet, coloca em fogo baixo na frigideira de teflon.

Eu coloquei o recheio só depois, para comer gelado mesmo, mas tem gente que enquanto ela cozinha pode acrescentar o recheio