segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dica: com descascar pinhão



Assim, como eu, acredito que tem muita gente que apanha para comer pinhão.

Eu tentava comer de duas formas: cortar o pinhão ao meio, apoiando na palma da mão, machucando ela; ou colocando o pinhão na boca, mordendo a base, tendo o problema de achar um pinhão podre :/

Com as receitas que fiz nesse final de semana, aprendi a melhor forma de abrir o pinhão:
"para descascar o pinhão mais facilmente ele tem que estar quente. Aperte a base mais gordinha do pinhão com o cabo de uma faca para o pinhão sair."

Fiz os testes, e sim, funciona mesmo. Como é apertado com uma faca, não vai importar de estar quente. Mas tem que estar quente mesmo, apenas morno já é um pouco mais difícil.

E aproveite! a época de pinhão chegou, agora é só degustar essa delícia

Paçoca Doce de Pinhão



  • 60 pinhões (+/- 400 g)
  • 200 g de farinha de bolacha maisena (bata as bolachas no liquidificador)
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) de sal
Numa panela de pressão com água suficiente para cobrir cozinhe os pinhões por 40 min (após "pegar" pressão). Retire os pinhões da panela de pressão e descasque-os antes de esfriarem (para as cascas sairem mais facilmente). Reserve. OBS: se os pinhões cozidos esfriarem, reaqueça-os em água para retirar mais facilmente a casca.
Num liquidificador, coloque os pinhões cozidos e descascados (frios) e bata até ficarem moídos e com grãos grossos (+/- 30 segundos).
Transfira os pinhões moídos para uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 5 minutos para secar um pouco. Retire do forno e espere esfriar.
Numa tigela misture, com as mãos, farinha de bolacha maisena (batida no liquidificador), manteiga em temperatura ambiente, açúcar, sal e a farofa de pinhão, amassando e misturando bem.
Com as mãos, dê o formato de rolha ou com o auxílio de cortadores dê o formato que desejar.
Sirva a paçoca sem acompanhamento, com café ou sorvete com calda.

Fonte: http://gshow.globo.com/receitas/maisvoce/pacoca-doce-de-pinhao-4d50709652e0b252bc001173